segunda-feira, 24 de maio de 2010

Educação: inclusão digital e social.

Se buscarmos nos estudos, assim como este de nosso livro Eletrônico, no Curso de Tecnologia da Informação em Educação Musical, há um grande número de “analfabetos funcionais” no nosso país e cerca de dez por cento da população são totalmente analfabetos. Pra mim, com esses dados, isso não significa que os meios e recursos tecnológicos deverão ficar distantes dessas pessoas. É nesse ponto que a educação deverá se utilizar de recursos da tecnologia de informação e da comunicação os chamados TICs, e, encontrar formas de nossos alunos e daqueles que nunca tiveram oportunidade de aprender a escrita e a sua língua, a voltar a estudar e, caminhar no sentido da tecnologia com objetivos educacionais. Existem inúmeras formas de trabalhar a linguagem neste sentido, através de imagens e recursos áudios-visuais associado a palavras, assim como aprendemos em boa parte nos cursos de línguas estrangeiras. Também, muitos de nós poderemos aprender música através dos recursos da informática e até as pessoas que nunca tiveram acesso à notação musical, por isso, o que ocorre é que em posse de recursos tecnológicos (computador, internet etc.) e auxílio de professores de informática, será possível alfabetizar na linguagem, seja ela qualquer.

Dentro do Governo brasileiro, no momento que passamos, existe um grande incentivo e estímulo ao acesso, como os milhares de Telecentros espalhados pelo Brasil (aprox. 5.500). Eu conheci um Projeto do Telecentro que tive contato em Porto Feliz no ano passado quando dei aulas naquela cidade. Os alunos em geral e os cidadãos têm uma sala onde fica computadores interligados pela rede mundial, a internet, e, além disso, tem os professores ou tutores que participam e dão assistência, através de aulas e de auxílios imediatos aos cidadãos (crianças, jovens e adultos), basta se inscrever e usufruir. Até eu que passava por lá pude acessar a internet e assistir aulas no Moodle.

Esse projeto se “pipocar” - como dizem por ai - vai atingir um dos grandes objetivos da inclusão digital e social, que é a sua democratização. Mas, nem tudo funciona assim no nosso grande e rico Estado de São Paulo, pois, posso citar que aqui em Tatuí, onde moro, ainda não chegou isso, ou seja, a tal democratização das TICs direcionada a todos os cidadãos ainda está incompleta, ou, parcial. Acredito que a demora por ocorrer isso aqui seja por problemas de falta de informação e interesse da população e dos políticos que aqui estão. Embora essa falta ocorra, aqui existem aulas de informática para as crianças do ciclo um e dois do Ensino Fundamental – do 1º ao 5º anos -, no ensino público, porém, na minha visão, isso só não representa a inclusão e oportunidade para todos.

Quanto ao papel da inclusão digital e a educação formal em geral nas escolas, seja de qualquer cidade desse imenso país, é de grande importância o nosso trabalho de educador, que deverá aproveitar melhor os recursos disponibilizados pelos governos, incentivando os alunos a pesquisarem, a fazerem trabalhos através do computador, usar outros recursos visuais e sonoros que esta valiosa ferramenta tecnológica vai oferecer. Devemos não só usar recursos da Internet, mas, fazer com que usem e descubram as possibilidades que a informática traz em seu benefício e da comunidade.

Para o campo musical e no sentido da Educação Musical podemos oferecer meios auxiliares de aprendizagem, como aqueles que trabalham a percepção de sons, pesquisas da internet, escritas de partituras entre outros, como a execução e produção de vídeos etc.

Portanto, se o governo oferecer recursos tecnológicos (TIC), treinamento para aqueles que ensinam – professores – e aos usuários – alunos de qualquer idade – e, as pessoas da comunidade ter consciência e propósitos bons, poderão cada vez mais ser incluídas na sociedade e no mundo da informação e dos recursos tecnológicos, por isso, o papel do educador em geral é não se abster de tais recursos e, que a sua vivência na prática musical ou outra prática educacional qualquer, ele possa se utilizar de tudo que venha favorecer seu trabalho e a melhoria da população.

2 comentários:

  1. Interessante o assunto sobre a inclusão digital e social. Visite o meu blog, lá também falo um pouco sobre esse tema.

    http://betinho-educarmusical.blogspot.com/2010/06/arte-educacao-para-o-sujeito-coletivo-e.html

    ResponderExcluir
  2. Olá Alberto.
    Obrigado. Farei uma visita ao seu Blog.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Faça um comentário!